5 dicas rápidas para gastar menos combustível

Se você se preocupa com o preço do combustível ou com o impacto ambiental do seu carro, é de seu interesse deixar seu veículo mais econômico, certo? Existem medidas simples que você pode tomar para melhorar o desempenho do carro e reduzir o consumo de combustível.

O preço da gasolina e do diesel foi reduzido nesta quinta-feira, dia 03 de setembro, segundo anúncio da Petrobrás. Essa mudança pode aliviar o bolso do brasileiro, pois traz economia quando se trata de gastos com automóveis. No entanto, sabemos que manter um carro não é barato. Desde a manutenção até o abastecimento, gastamos muito e isso representa grande parcela do orçamento familiar. 

Por isso, fique atento às nossas dicas para aumentar a eficiência do seu carro e aliviar o seu bolso:

  1. Faça manutenções regulares

Gastar previamente com manutenção pode reduzir seus custos a longo prazo. Ao manter seu veículo em bom estado, você evita o desgaste de peças e previne defeitos que podem aumentar seu consumo e as despesas.

  1. Afrouxe o pedal

Segundo a Automobile Association, organização automobilística britânica, a diminuição de 10 km/h na velocidade de trânsito pode economizar em até 25% o combustível. Ou seja, pise menos. Seu bolso agradece. 

  1. Cuidado com os pneus

Pneu murcho pode fazer seu carro consumir muito mais combustível que o normal. Por isso, é necessário calibrar, pelo menos, uma vez na semana, para manter o consumo reduzido.

  1. Desligue o ar-condicionado

Para manter seu carro fresquinho, é necessário utilizar combustível. Dessa forma, o ar-condicionado ligado deixa seu veículo menos econômico. Mas, atenção! Em altas velocidades, os vidros abertos podem fazer seu carro gastar ainda mais. Então, quando transitar em velocidades altas, como em rodovias, é melhor ligar o ar do que abrir os vidros.

  1. Dirija com cuidado

Freadas bruscas, mudanças rápidas na velocidade ou arranques abruptos são comportamentos que aumentam o gasto de combustível. Portanto,  a direção defensiva é também uma excelente forma de gastar menos com o seu carro. 

Aumentar a eficiência do seu carro está diretamente ligado à forma com que você se comporta no trânsito e no cuidado que tem com seu veículo. Mesmo adquirindo um automóvel de alta eficiência, ainda é preciso tomar as medidas acima para alcançar o melhor desempenho. Anotou tudo? Siga essas dicas, calcule o consumo do seu veículo e confira o quanto economizou!