Saiba como se preparar corretamente para viajar de carro

Vai viajar? Confira dicas para você seguir antes de pegar estrada

Viagens de carro, geralmente, são bem agradáveis. Afinal, diferente dos passeios de ônibus e avião, dá para aproveitar melhor o trajeto, parar nos restaurantes, hotéis e cidades que quiser, e a qualquer momento que desejar.

Entretanto, tudo isso pode ir por água abaixo caso algo dê algo errado com o veículo, como falhas mecânicas e elétricas. Para reduzir ao máximo as chances de dor de cabeça, é importante tomar alguns cuidados antes de iniciar a viagem.

Além de levar o carro para uma revisão na oficina, com antecedência, é possível fazer uma nova verificação preventiva na garagem, no dia anterior ao passeio. Confira:

Cuidados com o carro antes de viajar

  • Freios

Dê uma volta com o carro e verifique se, ao acionar o freio, o veículo está reduzindo a velocidade imediatamente.

  • Motor e sistema de arrefecimento (resfriamento)

Abra o capô e dê uma olhada no nível do óleo, por meio da vareta. Fique atento, também, ao nível de líquido no reservatório do sistema de arrefecimento, que é responsável por manter o motor na temperatura ideal. Na dúvida de como fazer, dê uma lida no manual.

  • Iluminação

Com ajuda de outra pessoa, verifique se as luzes de seta, freio, ré, farol (alto e baixo), farolete e alerta estão se acendendo.

Há outras dicas importantes para você seguir antes de viajar

  • Não exagere nas bagagens

Isso pode sobrecarregar o carro, fazendo aumentar o consumo de combustível e prejudicando o desempenho. Caso a carga máxima suportada pelo veículo seja ultrapassada, pode ocorrer danos à suspensão e riscos à dirigibilidade. Lembre-se, ainda, que as bagagens devem estar acomodadas no porta-malas e bem distribuídas no espaço.

  • Verifique seu trajeto

Com ajuda do GPS ou outro tipo de mapa, programe sua rota e possíveis pontos de parada para descanso, alimentação e emergências.

  • Confira a documentação

Dê uma conferida nos documentos do veículo e de todos os ocupantes. Não se esqueça, também, de verificar se seu seguro está em dia, afinal, imprevistos acontecem.

  • Procure dormir bem na noite anterior

Somente comece a dirigir caso esteja sem sono, sem nenhum mal-estar e sem ter ingerido bebida alcoólica, seja qual for a quantidade.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!