Notícias Saiba quando você deve colocar a nova placa Mercosul

Saiba quando você deve colocar a nova placa Mercosul

Você já deve ter reparado que alguns veículos já estão circulando com uma placa diferente. Trata-se do novo padrão de Placas de Identificação Veicular que está sendo implantado pela Polícia Civil. A medida atende à Resolução nº 780 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Mas, todos devem substituir pelo novo modelo de placa?

A mudança não é obrigatória para todos os carros. A adoção deve ser realizada no primeiro emplacamento. Os veículos com a antiga identificação podem continuar circulando, sendo exigido migrar para o novo modelo apenas em caso de transferência de estado ou município, além de mudança de categoria, perda, furto, roubo ou dano à placa antiga.

Os proprietários que desejarem adquirir a nova placa devem entrar em contato com o Detran-MG e solicitarem autorização. Em seguida, devem ir a estampadora credenciada de sua preferência. De acordo com a Polícia Civil, a comercialização da placa está sendo feita pela estampadora mediante protocolo biométrico e foto do proprietário do veículo para conferir mais segurança ao processo.

O que muda no novo modelo?

O novo modelo de placas, conhecidas como “Placas Mercosul”, tem o padrão de fundo branco com uma faixa azul na parte superior. Ela traz ainda o logotipo do Mercosul, a palavra Brasil e a bandeira nacional. Portanto, o nome do município e a sigla estadual foram retirados. Outra mudança diz respeito à sequência alfanumérica. A placa antiga apresentava três letras e quatro números. Já as novas possuem quatro letras e três números. A novidade permite mais de 450 milhões de combinações alfanuméricas, que é uma tentativa de solucionar a escassez de combinações de letras e números das placas antigas.